sábado, 23 de abril de 2011

News

Psicólogo Pedrosa Responde: É possível que apenas um dos meus filhos gêmeos seja gay?

Psicólogo Pedrosa Responde: É possível que apenas um dos meus filhos gêmeos seja gay?

Tenho um filho de 14 anos e descobri recentemente que ele é gay. Ele está em contato com outro gay na internet. Monitorando o histórico do PC dele descobri mensagens trocadas e sites gays que ele acessa, inclusive este. Ele tem um irmão, são gêmeos idênticos. O irmão declara que não é gay, que gosta de mulher. Não aceito este meu filho gay. Estou desconfiado que o outro é gay também. Isso é posssível, dois irmãos gêmeos um ser gay e o outro não? Ah, outra pergunta: será que não é uma fase ou mesmo moda esta história de ser gay? A mídia fala tanto disso que acaba influenciando os adolescentesRamos (Vitória-ES).

Ramos, é possível sim gêmeos monozigotos um ser gay e o outro não. Apesar desses gêmeos se originarem de um mesmo ovo - ao contrário dos dizigóticos que nascem de dois ovos distintos - de possuírem o mesmo patrimônio hereditário - são do mesmo sexo e apresentam características idênticas - existe a probabilidade de um ser hétero e ou outro ser gay. Já atendi em consultório dois casos de clientes gays gêmeos monozigotos onde os irmãos eram heterossexuais. Por que isso acontece, ainda, é um mistério para a ciência.
Com relação a ser moda o jovem declarar-se gay influenciado pela mídia, penso que isso não é factível. Por causa da homofobia que reina fortemente na nossa cultura, um jovem hétero não irá se declarar gay por modismo. Ele sabe como a nossa cultura é punitiva com relação aos nossos homossexuais. Ao contrário, muitos gays se declaram héteros como fuga/esquiva da punição homofóbica.
Já o fato de que poderá ser uma fase a homossexualidade do seu filho, não tem nenhum fundamento. Ele já nasceu com a suscetibilidade para a orientação sexual homossexual e levará para o resto da vida essa orientação.
Procure pesquisar mais sobre a homossexualidade, aí você poderá compreender mais sobre o tema. Procure fontes científicas. Descarte a literatura religiosa sobre o assunto, pois vai lhe confundir bastante.
Aconselhamento com um profissional da psicologia também é bem-vindo. Talvez você comece a aceitar mais o seu filho que não optou em ser gay, mas foi vocacionado pela natureza a abraçar esta orientação sexual.

* João Batista Pedrosa é psicólogo (CRP 06/31768-3) e autor do livro "Segundo Desejo" (Iglu). Envie suas dúvidas e perguntas para pedrosa@syntony.com.br. Acesse também seu site.

Vi no: A Capa pelo Twitter do Central de Noticias Gays


Obs: Eu achei super interessante o fato dessa mãe preocupada com a orientação do filho buscar orientação, ainda mais em um site Gay. Se todos procurassem alguma orientação antes de recriminar ou reprimir os filhos sabe as coisas não seriam um pouquinho melhores

Nenhum comentário:

Postar um comentário