sexta-feira, 20 de maio de 2011

News - Presidente do Phoenix Rick Welts revela que é homossexual

Vi no Gay1



O presidente e CEO do Phoenix Suns, Rick Welts, revelou publicamente em uma reportagem publicada no site do The New York Times que é homossexual, afirmando que quer quebrar uma das últimas barreiras sociais significativas nos esportes.

A declaração de Welts foi a última sobre o assunto a ganhar notoriedade no mundo dos esportes recentemente, depois da estrela dos Lakers, Kobe Bryant, ter usado um xingamento preconceituoso em quadra e do jogador da NHL, Sean Avery, publicamente ter apoiado o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Segundo o jornal, Welts conversou com o comissionário da NBA, David Stern, o presidente da WNBA, Val Ackerman, o Hall da Fama, Bill Russell e o armador dos Suns, Steve Nash, antes de discutir sua orientação sexual com o repórter da Times. Todos ofereceram apoio a Welts.

“Essa é uma das últimas indústrias em que o assunto não é discutido,” comentou o executivo de longa data. “Ninguém se sente confortável em conversar sobre o assunto.”

O Suns não fez nenhum pronunciamento no domingo.

Welts, 58 anos, que começou sua carreira como gandula no Seattle SuperSonics, passou vários anos com Stern no escritório da Liga. Ele foi um dos arquitetos do fim de semana das estrelas (All-Star Weekend) e ajudou a erguer o perfil da NBA antes de se mudar para o escritório dos Suns.

Welts contou à Stern sobre sua orientação sexual durante uma reunião em New York no mês passado. No próximo dia, Bryant respondeu a uma falta técnica chamando o arbitro Bennie Adams de “bicha” durante o terceiro quarto do jogo contra o San Antonio – colocando mais lenha no tabu dentro dos esportes.

A estrela dos Lakers foi multada em 100,000 dólares; desde então, Bryant se desculpou diversas vezes..

Dentre as pessoas com quem Welts se abriu, estavam familiares e sua irmã, Nancy – embora Stern disse que tinha suspeitas de que seu amigo era gay. Stern ainda telefonou para Welts depois que seu companheiro de longa data, Arnie, morreu por complicações de AIDS em 1994.

Na entrevista Welts explica que isso foi a coisa mais difícil que já teve que fazer: "Andar no escritório e tenta explicar por que eu precisava ter um par de dias de folga. Ninguém deveria ter que passar por isto."

Welts revela o fato de não querer ver os jovens LGBT a passar pela mesma situação por isso motivou a sair do armário. Outra razão foi o recente caso de insulto homofóbico por Kobe Bryant, o fato de Welts ter defendido publicamente que era necessário haver uma discussão sobre homofobia e ter tido como resposta alguns tweets anti-gays de Todd Reynolds que catalisaram a discussão.

Segundo Welts o esporto é o "último refúgio para a homofobia" e quebrar as barreiras da homofobia no esporto "fará mais para mudar corações e mentes do que qualquer outra coisa na América."

Agora, depois de todos esses anos, Welts decidiu que é hora de sair do armário.

Welts disse que contou para Nash por que ele tem ajudado bastante durante a carreira profissional. De acordo com o jornal, Nash avisado sobre o que Welts queria discutir com ele e ficou surpreso por que pensou que todos já sabiam que Welts era gay.

“Eu acho uma vergonha, por todas as razões obvias, que isso seja uma atitude que ele tenha que tomar, ” declarou Nash.

Nenhum comentário:

Postar um comentário