sexta-feira, 27 de maio de 2011

News - Maioria da população americana apoia casamento gay

Vi no Gay1

Mais da metade da população dos Estados Unidos já apoia a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. De acordo com pesquisa anual do Instituto Gallup divulgada hoje, 53% dos americanos se dizem favoráveis à união homossexual [foi a primeira vez desde 1996 que essa marca ultrapassou os 50%].

O apoio ao casamento gay cresceu nove pontos percentuais, em comparação com a pesquisa anterior.

Foi a maior variação de um ano para outro desde que o instituto começou a pesquisar anualmente o assunto, em 2004.

Antes disso, o Gallup fez duas pesquisas esporádicas, em 1996 e 1999. Em 96, só 27% eram a favor da união.

Na atual pesquisa, 45% afirmaram ser contra e 3% não opinaram. O instituto ouviu 1.018 americanos acima dos 18 anos entre 5 e 8 de maio. A margem de erro é de quatro pontos percentuais.

O apoio à união gay concentra-se entre os jovens com 18 a 34 anos, eleitores do Partido Democrata e mulheres.

O apoio cresceu mais entre os democratas. No ano passado, 56% deles eram a favor, percentual que subiu para 69% neste ano. Entre os republicanos, só 28% são favoráveis (não houve variação).

O Instituto Gallup cita como possível razão para a mudança a aprovação, no final do ano passado, pelo Congresso Nacional, de uma lei permitindo que gays servissem ao Exército americano. O assunto mobilizou o debate público sobre o tema.

A legalização do casamento gay depende de leis aprovadas nos Estados. Atualmente, essa união só é legal em cinco dos 50 Estados (Connecticut, Iowa, Massachusetts, New Hampshire e Vermont) e no distrito federal (Washington).

Nenhum comentário:

Postar um comentário